Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da doação de leite materno e resgatar a cultura da amamentação para reduzir a mortalidade infantil, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, o PL é de autoria do líder do governo na ALEPI, deputado Francisco Costa (PT).
Para o parlamentar, “campanhas como esta que estamos propondo contribuem para a diminuição do índice de mortalidade infantil. Além disso, o incentivo à doação de leite materno busca também resgatar, junto à sociedade, a cultura da amamentação, que é de vital importância para as crianças crescerem saudáveis, como também para a saúde das mães”.
De acordo com o projeto, a Semana Estadual de Doação de Leite Humano será realizada anualmente no mês de maio, com debates, palestras e seminários, devido a crescente demanda por leite materno para garantir a sobrevivência de bebês internados em UTIs neonatais, cujas mães não são capazes de suprir, com seu próprio leite, as necessidades de seus filhos.
“Apesar de estudos apontarem uma tendência de aumento da prática da amamentação nas três últimas décadas, no Brasil, não faltam indícios de que ações de proteção, promoção e apoio à amamentação devem ser intensificadas, uma vez que estamos longe de atingir as metas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, disse o deputado Francisco Costa.
Atualmente, o Piauí possui a menor rede de bancos de leite humano do Brasil, com apenas um banco de leite e quatro postos de coleta de leite humano.
Com informações da ASCOM